TPM – MATRIZ Farmácia de Manipulação

TPM

O que é TPM?
A TPM, ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM), se caracteriza pelo conjunto de sensações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual. Segundo dados do Ministério da Saúde, a TPM atinge mais de 70% das mulheres brasileiras.
Nem todas as mulheres sofrem com TPM, que também pode aparecer em diferentes graus. Caso a TPM esteja te incomodando e atrapalhando suas atividades diárias, procure ajuda médica.
Causas
Durante aproximadamente 28 dias, o corpo da mulher sofre diversas alterações que preparam o útero para receber um bebê. Nos primeiros 14 dias, ocorre o período de ovulação e, junto com ele, a elevação dos níveis de estrógeno. Esse hormônio é um dos responsáveis por controlar o nosso bem-estar. Nos 14 dias seguintes, a parede do útero começa a engrossar, como se estivesse preparando uma “cama” para o possível bebê. Nessa fase, ocorre uma queda nos níveis de estrógeno e elevação nas taxas de progesterona.
Essa alteração, quando muito brusca, já pode causar uma série de sintomas, como ansiedade, alterações do humor, dores nos seios e outros tantos conhecidos das mulheres. Passados esses 14 dias, o endométrio – parede que recobre o útero – começa a descamar e ser eliminado na forma de menstruação, gerando com ela uma outra queda hormonal, dessa vez na progesterona e no estrógeno. Por isso, em algumas mulheres, os sintomas podem ser ainda mais intensos durante a menstruação.
Dessa forma, a TPM é caracterizada como todos esses sintomas que podem ocorrer antes e durante a menstruação, causados pela queda brusca dos níveis de estrógeno e progesterona.

Se você sofre com a TPM, converse com seu médico e com as nossas Farmacêuticas.

Fonte: minhavida.com.br

×
//]]>